5 de junho de 2020
Por Palmir
Panificadora artesanal investe em solução de vitrine virtual para driblar a crise econômica

Nos últimos anos, o empreendedorismo apresentou crescimento significativo no Brasil, muito em conta do alto nível de desemprego que ronda o país há tempos. A estratégia tem sido eficaz para grande parte das pessoas, se tornando, em quase todos os casos, a única fonte de renda do empreendedor.

Entretanto, em épocas de pandemia como a que está acontecendo agora no mundo com a Covid-19 e com o isolamento social ainda em andamento como forma de conter a propagação do vírus, os pequenos empreendedores tiveram de se adaptar ao novo cenário econômico do mercado. Há quem recorreu ao delivery e aqueles que investiram em soluções tecnológicas para aprimorar a eficácia dos serviços oferecidos, como foi o caso da mourãoense Mater Padaria Artesanal.

A proprietária da padaria artesanal, Bruna Ribeiro, 36 anos, é jornalista por formação, e chegou a atuar em diversas empresas, mas o nascimento dos filhos mudou sua perspectiva. Decidiu se aventurar pelo mundo da gastronomia, uma paixão que teve início ao cursar a faculdade de Gastronomia – interrompida devido a sua segunda gravidez. Foi então que Bruna deu início ao negócio dentro de casa com confeitaria rústica, brownies e cookies, que logo se transformaram em panificação rústica, marcada por pães artesanais e de fermentação natural, aqueles com casca grossa e miolo macio. A especialidade da casa são os pães rústicos de torresmo, azeitona e orégano.

Para aperfeiçoamento profissional, a empreendedora fez diversos cursos de fermentação natural e panificação, adaptou a cozinha com os equipamentos adequados e passou a oferecer seu serviço com atendimento online sob encomenda, divulgando os produtos no Facebook, Instagram e nas feiras de Campo Mourão. A princípio, o cardápio era escrito e enviado via WhatsApp para seus contatos, o que dificultava a visualização dos clientes.

Com o sucesso de suas receitas, as encomendas aumentaram significativamente e foi necessário encontrar uma ferramenta para garantir a organização e agilidade dos pedidos e entregas. Como solução para o sucesso do negócio, Bruna decidiu adotar o Vendizap, uma solução para vendas online voltada para a montagem de vitrines virtuais intuitivas e descomplicadas, criada pela Makito Software, que conta com 26 anos de experiência em soluções para o mercado de varejo.

Bruna conheceu o Vendizap por intermédio de um cliente e quando soube que se tratava de uma empresa de Campo Mourão, percebeu a feliz coincidência. Um dos valores da Mater Padaria Artesanal é valorizar o que é local, dos ingredientes aos fornecedores. “Foi muito bacana ter um serviço dessa qualidade sendo prestado por uma empresa da minha cidade. Tenho muito orgulho de falar isso e já indiquei para colegas panificadores do país inteiro”, conta Bruna.

“O que me motivou a usar o Vendizap foi a organização dos pedidos e agilidade no atendimento. Eu tinha problemas frequentes com pedidos perdidos entre as conversas de WhatsApp ou atendimentos demorados por falta de objetividade. Com a solução, já são fornecidas praticamente todas as informações que o cliente precisa e quando chega o relatório pelo aplicativo de conversa, tenho a possibilidade de fechar o atendimento de forma personalizada”, explica Bruna.

Vendizap  facilita a o cadastramento de produtos, que são feitos rapidamente, sem dor de cabeça ou configurações complicadas. É possível escolher uma URL personalizada para cada vitrine virtual, que, por sua vez, já são quase 5 mil criadas com o Vendizap.

Também é possível compartilhar o link da vitrine nas redes sociais e para toda a base de clientes, que escolhem os produtos sem precisar de cadastro. O pedido completo é enviado diretamente para o canal da empresa, com gravação própria da plataforma, tornando a venda muito mais fácil, rápida e, ao mesmo tempo, podendo manter a conversação personalizada com o cliente.

O Vendizap também centraliza todos os pedidos realizados em outras redes sociais como Instagram, Facebook ou pelo próprio WhatsApp, na mesma vitrine virtual e pela mesma URL, sem burocracia.

Para Bruna, o Vendizap foi mais um ingrediente para o sucesso da panificadora, “ganhei agilidade e organização, sem deixar de humanizar o processo, e a demanda nos serviços de encomenda aumentaram. O Vendizap foi uma ferramenta importante no crescimento do negócio”, conclui.

As fornadas são terças e sextas-feiras, o delivery chega entre 15h e 18h, com taxas de R$ 3 para o centro e R$ 5 para os outros bairros da cidade, e os produtos são retirados na Avenida Capitão Índio Bandeira, 2322. As reservas podem ser feitas em https://materpadariaartesanal.vendizap.com.

Agora, com o atendimento organizado, o foco da proprietária é o projeto da loja física da Mater Padaria Artesanal, que está em construção e que deve ser inaugurada no final do ano no centro de Campo Mourão.

Av. Julio de Castilho 468 – Vila Sobrinho

Tels.: (67) 3361.7333 – 99641.8279 – 99283.5169 (whats)

CEP: 79.110-023

Campo Grande/MS