20 de maio de 2021
Por Palmir
Após pedido do Sindmassa-MS, Iguatemi inicia processo de vacinação dos trabalhadores de frigorífico no MS

Preocupado com alto índice de contaminação dos trabalhadores que atuam em sua base de representação, especialmente nos frigoríficos, o presidente do Sindmassa-MS, Fábio Alex Salomão Bezerra iniciou uma cruzada pelo Estado, buscando sensibilizar as autoridades públicas e sanitárias para a necessidade de imunizar quem produz alimentos para as pessoas.

 

O apelo do presidente às autoridades começou a surtir efeito, pois no último dia 17, segunda-feira, os primeiros trabalhadores deste segmento começaram a ser imunizados. A Prefeitura de Iguatemi, município distante 466 quilômetros de Campo Grande, com aproximadamente 16.176 habitantes aplicou a primeira dose contra o Covid-19 nos funcionários da empresa Agroindustrial Iguatemi.

A ação foi realizada pela equipe de profissionais do município na sede da própria empresa. Segundo a Secretaria de Saúde, os trabalhadores foram incluídos no PNI (Plano Nacional a Imunização) no grupo de prioridades em função do alarmante índice de contaminação desses trabalhadores. Em 2020 na Agroindústrial Iguatemi teve um foco de infecção e disseminação do vírus, pelo fato do local ter um grande número de funcionários.

 

Fundada em 23/09/2010, a Agroindustrial Iguatemi atua com atividade fim de Frigorífico – Abate de Bovinos e contém em sua planta aproximadamente seiscentos funcionários que trabalham em grande parte aglomerados e a vacinação emergencial tornou-se vital para evitar a transmissão dos trabalhadores junto a seus familiares.

O prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma (PP), sensível aos apelos do presidente do Sindmassa-MS, Fábio Bezerra não somente autorizou a vacinação emergencial dos trabalhadores, como esteve no local para verificar os trabalhos, cumprimentar os funcionários e a equipe de enfermeiros.

Até o final de março deste ano, o número de trabalhadores de frigoríficos contaminados pela Covid-19 ultrapassava a 22 mil, um aumento de 12,2% ante o número registrado no início do mês. Por se tratar de um segmento indispensável para a economia, mas principalmente porque produz alimentos para a população, não foi possível suspender suas atividades ou mesmo trabalhar remotamente, sendo necessário receber atenção especial do poder públicos e das autoridades sanitárias para ser imunizados de forma emergencial.

 

Satisfeito pelo início da vacinação emergencial dos trabalhadores quem atuam em frigoríficos no MS, Fábio Bezerra agradeceu ao prefeito Lídio Ledesma pela sensibilidade de entender a importância de proteger essa categoria de profissionais que não parou durante toda a pandemia e continua firme no propósito de garantir alimentos para a sociedade e divisas para o País.

 

 

Av. Julio de Castilho 468 – Vila Sobrinho

Tels.: (67) 3361.7333 – 99641.8279 – 99283.5169 (whats)

CEP: 79.110-023

Campo Grande/MS