20 de novembro de 2021
Por Palmir
Dia da Consciência Negra, 50 anos.

 

“Liberdade conquistada, não concedida.

 

Nos anos 1970, jovens universitários negros idealizaram a data para marcar a luta do povo que representa a maioria da população brasileira.”

 

Neste dia tão emblemático convidamos a todos e todas à fazer uma reflexão sobre o tema, na visão do texto do Professor, advogado e militante do movimento negro, ele é o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, instituição pioneira de ensino no Brasil que ajudou a fundar em 2004. Sr. JOSÉ VICENTE, sobre o dia da CONSCIÊNCIA NEGRA.

 

Dia da consciência negra, dia da consciência branca.

  • Por José Vicente

Lembrar de Zumbi dos Palmares é um reencontro verdadeiro com o melhor de nós

 

Neste dia 20, dia da Consciência Negra, os muitos mundos vão se colocar descortinados diante dos que creem e diante dos incrédulos. Para aqueles que descreem, deixou o conforto de que que as coisas são assim e não há nada que possa ser feito. Para todos os demais, fica o convite para mergulharem sem temor para dentro de uma realidade desafiadora, autoexplicativa e redentora.

 

Consciência como ato de conhecer e apreender a realidade verdadeira à nossa volta tem a grande capacidade de situar cada um de nós frente ao nosso pensamento e prática, frente ao nosso discurso e nossas ações, frente à nossa crença e nossas atitudes. Depois entrega a cada um de nós a informação, o diagnóstico e métrica precisa dos nós em ação e movimento.

 

O Zumbi dos Palmares em nós, enquanto tradução de luta, resistência, superação e transcendência permite compreender a grandeza e gloriosidade da nossa dimensão terráquea de construir, reconstruir as possibilidades que nos impeçam de cumprir e alcançar todos os ideários da expressividade humana. Gente nasceu para ser livre e realizar sua travessia rumo ao infinito.

 

E nada poderá deter. Não é da natureza humana. Enfrentar, combater e mudar esse caminho é a face mais grandiosa da elevação e da realização da divindade que habita cada um de nós. terra. Onde houver um obstáculo, uma limitação, o trabalho a ser feito é aquele que realiza a mudança e transformação do caminho e dos destinos que ele nos oferece.

 

Zumbi nasceu como herói redentor e foi transformado em rebelde e transgressor sem valor e dignidade. Um pária que precisava ser aviltado e cuja vida e trajetória devesse ser esquecida, apagada e demonizada. Ainda que no seu quilombo negros experimentassem a primeira experiência de autonomia e liberdade e as primeiras realização da igualdade no acesso e compartilhamento dos benefícios gerado pela coletividade. Ainda que negros, brancos e indígenas vivenciassem de profunda e efetiva as manifestações mais precisas do sentido de acolhimento, da solidariedade, da fraternidade humana.

 

É esse mundo distinto e alternativo que nos trouxe até aqui que se coloca de forma muito mais completo, consistente e significativo como disponibilidade diante de nós. É essa possibilidade tão expressiva e de simples compreensão que se apresenta e faz um convite a todos nós. Um mundo verdadeiro e esclarecedor. Um mundo libertário e que se coloca como uma opção extraordinária; um mundo de transformação.

 

Para que existisse Zumbi dos Palmares em nós foi preciso que a força da sua ideia atravessasse os séculos e alcançasse a sensibilidade da nossa espiritualidade. Foi preciso que tocasse nossos sentidos e acordasse cada um do sono existencial do falseamento da realidade que nos permeia; da correção que a nossa consciência encadeia.

 

Hoje é dia de reflexão da correção e justeza dos caminhos. Hoje é dia de consciência negra, consciência branca, hoje é dia de consciência de todas as cores. Hoje é dia de Zumbi dos Palmares em cada um de nós. O herói de todos que recuperamos da marginalidade e que nomeia nossas ruas e praças, que celebramos em grandeza o aniversário da sua morte. É pouco, é certo. Mas é um reencontro verdadeiro com o melhor de nós. Aquela nossa parte que não transige, que não se ilude e que não faz nenhuma concessão a humanidade que é nosso sentido e essência: Autônomos, livres e iguais.

 

Como foi instituído o 20 de Novembro?

 

 

Terninamos está reflexão com um dos jovens que institui junto a tantos outros o 20 de Novembro.

 

Com sua arte a poesia.

 

O Poeta, conhecido como Oliveira Silveira, intelectual e militante negro brasileiro que, em sua trajetória, interrogou relações hegemônicas assim como expressou e propôs outras possibilidades do negro ser e estar no mundo e, portanto, no Brasil, a “50 anos atrás junto com seus companheiros luta instituia-se O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”. Filho de Felisberto Martins Silveira, branco e brasileiro (filho de uruguaios) e de Anair Ferreira da Silveira, brasileira, filha de pais negros,formou-se em Letras (com habilitação em português e francês) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Militante do movimento da Negritude em Porto Alegre, integrou o Grupo Palmares no período de 1971 a 1978 sendo um dos líderes da campanha pelo reconhecimento do Dia da Consciência Negra em 20 de novembro, data de assassinato do líder do Quilombo dos Palmares. Morreu de câncer aos 67 anos de idade.

 

Sua arte libertava consciência!

Poesia
“Sou

 

Sou a palavra cacimba pra sede de todo mundo e tenho assim minha alma: água limpa e céu no fundo.

 

Já fui remo, fui enxada e pedra de construção; trilho de estrada-de-ferro, lavoura, semente, grão.

 

Já fui a palavra canga, sou hoje a palavra basta. E vou refugando a manga num atropelo de aspa.

 

Meu canto é faca de charque voltada contra o feitor, dizendo que minha carne não é de nenhum senhor.

 

Sou o samba das escolas em todos os carnavais.

 

Sou o samba da cidade e lá dos confins rurais.

 

Sou quicumbi e Moçambique no compasso do tambor.

 

Sou um toque de batuque em casa gege-nagSou a bombacha de santo, sou o churrasco de Ogum. Entre os filhos desta terra naturalmente sou um.

 

Sou o trabalho e a luta, suor e sangue de quem nas entranhas desta terra nutre raízes também.”

Autor: Oliveira Silveira

 

SOMOS A RAZÃO DAS LUTAS DOS NOSSOS ANCESTRAIS.

 

RESISTÊNCIA SEMPRE!

 

Este texto é uma composição de construção de pensamentos.

 

Fontes

 

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Oliveira_Silveira

 

Agência do Senado Federal

 

BLOG DA VEJA ABRIL

 

https://veja.abril.com.br/blog/jose-vicente/dia-da-consciencia-negra-dia-da-consciencia-branca

 

#diadaconsciencianegra #matogrossodosul #campogrande #matogross_brasil #massasepadarias #sindmassams #frigoríficos #vejaabril #agenciasenadofederal #20novembro

Av. Julio de Castilho 468 – Vila Sobrinho

Tels.: (67) 3361.7333 – 99641.8279 – 99283.5169 (whats)

CEP: 79.110-023

Campo Grande/MS