15 de maio de 2023
Por Palmir
O 5º Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT)

O 5º Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) foi um evento marcante para o movimento sindical brasileiro. Realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2023, na cidade de São Paulo, o congresso reuniu representantes de diferentes setores e categorias de trabalhadores de todo o país.

Com a presença do Presidente do Sindicato Intermunicipal dos Empregados Vinculados nas Indústrias de Fabricação de Massa Alimentícias (SINDMASSA/MS), Lucia Godoi das Virgens, e da tesoureira, Fábio Alex Salomão. O congresso abordou como tema a “Democracia, paz e emprego”, para discutir e definir estratégias para o fortalecimento dos direitos trabalhistas e promover melhorias nas condições de trabalho, a fim de ampliar a representatividade dos sindicatos filiados à UGT.

Na busca de promover o equilíbrio das relações de trabalhadores por meio da ação judicial e fiscal, intermediação dos conflitos, apoio à geração de trabalho, emprego e renda e dar assistência ao trabalhador e cidadão, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a diretoria do SINDMASSA compartilhou suas experiências e conhecimentos sobre as lutas e conquistas ao decorrer do tempo, enriquecendo o debate e ajudou na possibilidade da busca por soluções conjuntas.

Uma importante contribuição do SINDMASSA é a possibilidade de avanço no mercado de trabalho pela promoção de capacitação e formação profissional. As discussões foram pautadas pela busca de alternativas para garantir o respeito aos direitos trabalhistas e a melhoria das condições de trabalho, levando em consideração a conjuntura econômica e social do país.

Além disso, durante o congresso, foram eleitos os novos membros da diretoria da UGT para o próximo mandato, como Fábio Alex Alemão que foi eleito Presidente da UFT Estadual do Mato Grosso do Sul. Esse momento de renovação e definição de estratégias fortalece o papel da UGT como uma importante instituição na defesa dos interesses dos trabalhadores brasileiros.

O 5º Congresso Nacional da UGT representou um marco na trajetória da entidade, reafirmando seu compromisso em defender os direitos trabalhistas e buscar melhorias para a classe trabalhadora. Através do diálogo, da troca de experiências e da união dos sindicatos filiados, a UGT busca construir um futuro mais justo e igualitário para os trabalhadores, contribuindo para o desenvolvimento do país de forma sustentável e inclusiva. Como a visão de futuro do SINDMASSA “uma organização de excelência em gestão sindical e na prestação de serviços aos trabalhadores, atuando como instrumento efetivo de transformação positiva das práticas sindicais e sociais”.

 

 

Av. Julio de Castilho 468 – Vila Sobrinho

Tels.: (67) 3361.7333 – 99641.8279 – 99283.5169 (whats)

CEP: 79.110-023

Campo Grande/MS